Independente do processo padrão de capacitação e desenvolvimento, elaborado pela área de gestão de pessoas, existente na organização, o treinamento específico em função do plano de ação aprovado exige um esforço diferenciado em relação ao treinamento geral.
Uma vez sensibilizados acerca da importância das mudanças, uma visão completa sobre o processo de mudança é a primeira atividade a ser trabalhada.
O processo de mudança significa colocar todos os passos dados no modelo de gestão CAPD ® numa forma de externalização do conhecimento as partes envolvidas no processo em questão.
Outro ponto importante é o relacionamento do treinamento com a etapa definida em Métodos de conversão (ver P4), ou seja, se a conversão será paralela, piloto, por etapas ou direta, pois cada uma possui implicações no treinamento.
Uma conversão direta exige um comprometimento total e nada pode dar errado, ou tudo tem que estar bem definido e estruturado.
Já em uma conversão piloto, o consenso geral é que se irá realizar um acompanhamento para se conhecer os resultados das mudanças efetuadas, com a intenção de estudá-las.