Ciclo CAPD

A2 Geração de idéias

BRAINSTORMING

É uma técnica pela qual um grupo de pessoas compartilha seus pensamentos e idéias sobre temas, em uma atmosfera de relaxamento, que incentiva o conhecimento coletivo, sem restrições.

A meta consiste em gerar livre fluxo de idéias para se identificar problemas, suas causas, soluções e maneiras de implementar as soluções.

Numa sessão de brainstorming bem sucedida, há ausência de críticas, nenhum membro pode dominar as sessões, e todas as idéias são bem-vindas.

Definição: Explosão, tempestade de idéias de 6 a 12 participantes. Dois princípios: – Suspensão do julgamento (o pensamento crítico predomina sobre o criativo); – Quantidade origina Qualidade. Quatro regras básicas: – Eliminar qualquer crítica; – Estar desinibido; – Quanto mais idéias melhor; – Combinar e melhorar as idéias. Obs.: Anotar o problema no quadro; após quatro minutos, selecionam-se as idéias.

BRAINWRITING

As idéias são escritas.

É um complemento do brainstorming.

Utiliza o Método 6 – 3 – 5: seis participantes escrevem, cada um, três idéias; a cada cinco minutos há um rodízio e cada participante tentará desenvolver mais três idéias, até o rodízio completo.

Os participantes e o tempo pode ser redefinido em função da necessidade.

Conclusões:

• O Brainwriting complementa o Brainstorming; Quantidade só gera qualidade em idéias;

• É necessário que os participantes e o moderador sejam criativos.

• Brainstorming e Brainwriting fazem parte de um processo de tomada de decisão em um processo existente (melhoria contínua), ou No planejamento de um processo em implantação.