Ser reconhecido como um modelo de gestão, que contribua para a área 6 - transformação de processos, do BPM CBOK 3.0
Contribuir para a assimilação pelas organizações de um modelo de gestão, por meio da prática continuada, nas dimensões de Enfoque (adequação, proatividade, refinamento e inovação), Aplicação (disseminação e continuidade) e Resultados (relevância, desempenho e tendência).
Compromisso com o cliente: Colocar sempre as necessidades dos clientes em primeiro lugar, atendendo-os rapidamente e com a informação correta.
Credibilidade e transparência: Garantir a credibilidade junto aos seus vários públicos, desenvolvendo relacionamentos caracterizados pela transparência, simplicidade, colaboração e clareza.
Pensamento inovador: Pensar sempre à frente, de forma estratégica e inovadora.
Ética nas atitudes e ações: Seguir elevados padrões éticos em tudo o que fazemos.
Processo de Melhoria Contínua utilizando as ferramentas de qualidade ao longo do modelo de gestão Ciclo CAPD – Modelo de Gestão de 25 Etapas ®, uma variante do Ciclo PDCA, para processos em andamento, que serve de suporte para a ITIL. Gestão Estratégica utilizando a ferramenta matriz de desdobramento da visão. Relatório de Gestão, baseado nos Critérios de Excelência. Áreas de Materiais, OSM, Produção, Sistemas de Informação (Gerenciamento Eletrônico de Documentos e Workflow). Estruturação (mapeamento) de processos visando a melhoria contínua, aplicação de workflow e Custeio ABC.
A empresa atende ao item 4.2 Ética e desenvolvimento social do Critério de Excelência 4, do Prêmio Nacional de Qualidade – PNQ, na marcador d.
d) A empresa procura direcionar os esforços para o fortalecimento da sociedade, envolvendo e incentivando a sua força de trabalho e parceiros, na execução e apoio a projetos sociais voltados para o desenvolvimento nacional, regional e setorial.
As principais ações implementadas foram:
Participação como associada desde o início das atividades do Movimento Catarinense para Excelência – MCE; Como examinador do Prêmio Catarinense de Excelência desde o primeiro ciclo em 2005; Como participante na atividade de juiz em sete etapas regionais e uma estadual (14/09) do prêmio CNI/FIESC 2007. No prêmio CNI/FIESC, foram analisados 72 trabalhos nas etapas regionais de São Bento do Sul, Tubarão, Blumenau, Rio do Sul, Chapecó, Joinville e Jaraguá do Sul e 15 na etapa estadual em Florianópolis, onde os ganhadores representam Santa Catarina na etapa nacional.
Ilustração 1 - Banca de Juízes na etapa estadual do Prêmio CNI/FIESC, no auditório da FIESC em Florianópolis. Da esquerda para a direita: Sirley T. Rank (Duas Rodas), Noé Vieira dos Santos (IBQP), Alcides J. F. Andujar (Processo), Fátima Teixeira (UBQ), e Gerson dos Santos (Cia Canoinhas). Fotos: Felipe Christ
Ilustração 2 - Juíz Alcides J. F. Andujar na etapa estadual do prêmio CNI/FIESC
Ilustração 3 – Examinadores na entrega do Prêmio Catarinense de Excelência em Jaraguá do Sul (ciclo 2006)
Capítulo 10 do LIVRO “FERRAMENTAS DA ADMINISTRAÇÃO”
Livro “GOVERNANÇA DE PROCESSOS DE MELHORIA CONTÍNUA”, que vai ao encontro da área 6 (transformação de processos) do BPM CBOK 3.0.