Comparacão de práticas, ou benchmarking, é uma abordagem que pode injetar nova energia nos esforços de melhoria. É o processo de medição do desempenho da organização em relação a um requisito-chave de um cliente, adotando como referência o melhor desempenho da indústria ou então o melhor desempenho de qualquer indústria.
Seu propósito é estabelecer um padrão de referência para se comparar o desempenho da própria empresa, e para identificar um modelo, de forma a aprender como melhorar. Um benchmark é um comprovante do grau de satisfação dos clientes de outras organizações.
Uma vez identificado um benchmark, a meta consiste em alcançar ou exceder esse padrão de referência, através de melhorias nos processos apropriados.
Definição do Relatório do Comitê Temático de Benchmarking da FNQ (2005):
Método para comparar o desempenho de algum processo, prática de gestão ou produto da organização com o de um processo, prática ou produto similar que esteja sendo executado de maneira mais eficaz e eficiente, na própria ou em outra organização, visando a entender as razões do desempenho superior, adaptar a realidade da organização e implementar melhorias significativas.
Etapas da abordagem:
Qual a organização que executa melhor este trabalho? Como ela consegue fazê-lo? Como fazemos o trabalho atualmente? Como podemos empreender uma mudança, para nos equipararmos ao melhor nível, ou excedê-lo? Princípios: Reciprocidade, Analogia, Medição e Validade.
Tipos: Interno, Externo, Processo (Funcional, Prática, Similar), Genérico, Competitivo, Grande Grupo (Colaborativo), Resultado, Produto, Excelência (Classe Mundial) e Estratégico.
Deverá ser utilizado pelas organizações um código de conduta ou ético específico.