Cadastre-se
HOME
MODELO
SUPORTE
NOTÍCIAS
EMPRESA
CONTATO
 
CONTROLE
AÇÃO
PLANEJAMENTO
EXECUÇÃO
 
Ciclo CAPD  >  EXECUÇÃO  >  D5  Realização de pesquisa
 

Nas melhores práticas do Gerenciamento de Nível de Serviço da área de Entrega do Serviço da Norma ITIL é recomendado que se busquem as necessidades dos clientes. A forma como pode ser feita esta busca pode ser desde uma mera especificação do serviço a vários tipos de pesquisa.

É importante salientar que cada tipo de pesquisa colhe um tipo de dado que, para a sua validação, deverá ser confrontado estatisticamente.

O atendimento às necessidades básicas dos clientes é afetado por todo o ambiente de trabalho, indo desde o tipo de liderança existente na organização até o tipo de liderança exercida pela TI.

As especificações dos serviços são baseadas nas necessidades dos clientes. Para surpreendê-los nas suas expectativas deve-se prestar um serviço com algum valor adicionado, desde que seja percebido pelo mesmo (ver definição de processo em C3). Quanto aos desejos, que seria uma condição ideal, talvez não existam recursos e prioridades suficientes para a sua execução.

Na Ilustração 1 estão relacionadas 5 alternativas para se obter informações relacionadas ao desempenho dos processos. Convém lembrar que existem diferenças no valor da informação entre uma pesquisa induzida externa e uma informação vinda externamente de forma expontânea. Da mesma forma, esta afirmação se aplica às informações obtidas internamente de forma expontânea (urna, caixa de sugestões) e induzidas por meio de questionário.

Além dessas fontes tem-se ainda relatórios de auditorias internas e externas.

O exemplo abaixo – um anúncio exibido na mídia televisiva em novembro de 2007 – mostra como um problema pode ser transformado em oportunidade e gerar um diferencial, desde que uma reclamação ou sugestão seja aceita como uma oportunidade de melhoria. Ouvir e entender o que o cliente pensa e deseja é uma forma de construir um Banco melhor para as partes interessadas.

TIPOS DE PESQUISA

Ilustração 1 – Tipos de pesquisa para obter opinião.

 

COPYRIGHT © 2007 Processo Consultoria Ltda.
web design MARCOS CARLSON
PROCESSO Consultoria