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Ciclo CAPD  >  CONTROLE  >  C5  Indicadores
 

Também denominados de “indicadores de desempenho”, compreendem os dados que quantificam as entradas (recursos ou insumos), os processos, as saídas (produtos), o desempenho de fornecedores e a satisfação das partes interessadas (Fonte: FNQ 2007).

Informação comparativa pertinente
Informação comparativa advinda de uma organização considerada como um referencial apropriado para efeitos de comparação considerando as estratégias da própria organização que busca a informação. Informações comparativas incluem informações advindas de competidores ou de referenciais de excelência (Fonte: FNQ 2007).

O gráfico representando o indicador deverá apresentar:

  • os dois eixos com as unidades de medida claramente identificados;
  • os resultados de vários períodos (mínimo de 3); e
  • comparações com referenciais pertinentes e que agregam valor;
A comparação com o referencial de excelência é importante para estabelecer metas audaciosas de progresso (estimulando melhorias revolucionárias).
ESTADO DE MINAS GERAIS HOJE (2007) META (2011)
Homicídios por 100.000 habitantes
17
14
Mortalidade infantil por 1.000 nascidos vivos
16
13
Municípios com rede de esgoto
74%
82%
Escolas com laboratório de computação
63%
100%
Escolas com internet
40%
100%
Municípios com acesso pavimentado
80%
100%

Ilustração 1 – Exemplo publicado na revista Veja em 02/05/07.
Obs.: Falta o referencial comparativo para estipulação das metas (ver C6).

Exemplos de indicadores para apresentar os resultados relativos às pessoas:

  • Absenteísmo
  • Rotatividade
  • Índice de satisfação dos colaboradores
  • H.H. treinamento
  • Freqüência e gravidade de acidentes no trabalho
  • Escolaridade
  • Indenizações
  • Quantidade de ações trabalhistas

Exemplos de indicadores para apresentar os resultados relativos aos fornecedores:

  • % não conforme nos itens adquiridos
  • Entregas no prazo
  • Tempo médio de atendimento
  • Número de requisições atendidas versus requisições feitas
  • Número de horas paradas em decorrência da falta de material / equipamento a ser adquirido
  • Redução de rejeitos, resíduos ou retrabalhos
  • Número de ocorrências de conflitos.
 

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