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Ciclo CAPD  >  CONTROLE  >  C3  Estruturação dos processos
 

Conceituação de processos

  1. Qualquer atividade que recebe uma entrada, agrega-lhe valor e gera uma saída para o cliente interno ou externo (Harrington, 1993, p. 16);
  2. Um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada que cria uma saída de valor para o cliente (Hammer, 1994, p.24);
  3. Conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada, utilizando os recursos da organização, e cria uma saída de valor para o cliente (Kamel, 1994, p. 45);
  4. Conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas que transformam insumos em produtos (ISO 8402/1993);
  5. Uma série inter-relacionada de atividades que transformam entradas em resultados (Manganelli e Klein, 1995, p. 8);
  6. É simplesmente um conjunto de atividades estruturadas e medidas a resultar num produto especificado para um determinado cliente ou produto (Davenport, 1994, p. 6).
Conceituação da FNQ
  1. Conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas). Essa transformação deve agregar valor na percepção dos clientes do processo e exige um certo conjunto de recursos.
  2. Os recursos podem incluir pessoal, finanças, instalações, equipamentos, métodos e técnicas, numa seqüência de etapas ou ações sistemáticas.
  3. O processo poderá exigir que a seqüência de etapas seja documentada por meio de especificações, de procedimentos e de instruções de trabalho, bem como que as etapas de medição e controle sejam adequadamente definidas.
Razões para Análise dos Processos
Enfoque da V-3 da NBR ISO 9001:2000 (dez/2000)
  1. Necessidade da organização demonstrar a sua capacidade em obter a satisfação do CLIENTE;
  2. A identificação sistemática e a gestão dos vários PROCESSOS empregados dentro de uma organização, e particularmente as interações entre eles, podem ser referenciadas como a “ABORDAGEM POR PROCESSO” para a gestão;
  3. Encoraja a adoção da abordagem por processo para a gestão da organização e de seus processos, e como um meio de identificar e gerenciar prontamente oportunidades de MELHORIA CONTÍNUA.

Descrever como está estruturada a organização. Um bom começo é utilizar parte do Perfil Organizacional, solicitado quando da realização do Relatório de Gestão pela Fundação Nacional da Qualidade (www.fnq.org.br).

P - Perfil da Organização

P1. Descrição da organização

O Perfil é uma apresentação geral da organização, que evidencia aspectos do processo de transformação de insumos em produtos com valor agregado por meio de recursos disponíveis para atendimento a mercados-alvo, estando submetido às influências do ambiente.

b. Produtos e processos

  1. Principais produtos relacionados diretamente à atividade-fim da organização;
  2. Descrição sucinta dos principais processos de produção ou de prestação de serviços, geradores dos principais produtos; e
  3. Descrição sucinta dos principais processos de apoio às operações.
P3. Aspectos relevantes
  1. Principais riscos assumidos pela alta direção frente às incertezas inerentes ao negócio e às estratégias;
  2. Requisitos legais e regulamentares no ambiente da organização, incluindo os relativos à saúde ocupacional, segurança, proteção ambiental e os que interferem ou restringem a gestão econômico-financeira e dos processos organizacionais;
  3. Eventuais sanções ou conflitos de qualquer natureza, envolvendo obrigações de fazer ou não fazer, com decisão pendente ou transitada em julgado, impostas nos últimos três anos, referentes aos requisitos legais, regulamentares, éticos, ambientais, contratuais ou outros, declarando a inexistência se for o caso; e
  4. Outros aspectos peculiares da organização.
PLANEJAMENTO E CONTROLE 1

Ilustração 1 – Estruturação por processos de uma Instituição de Ensino Superior – IES.
PLANEJAMENTO E CONTROLE 2

Ilustração 2 – Exemplo de estruturação da área financeira por macroprocessos.
 

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