Cadastre-se
HOME
MODELO
SUPORTE
NOTÍCIAS
EMPRESA
CONTATO
 
CONTROLE
AÇÃO
PLANEJAMENTO
EXECUÇÃO
 
Ciclo CAPD  >  AÇÃO  >  A1  Análise de valor
 

Maiores resultados são obtidos quando examinamos o que está realmente acontecendo, e não o que pensamos estar se passando. AV – investiga a função – lógica do bom senso organizado.

Constitui uma abordagem original para reduzir custos de produção de bens e serviços.

Consiste em identificar as funções de determinado produto, avaliá-las e propor uma forma alternativa de desempenhá-las a um custo menor.

As primeiras aplicações em produtos simples respondem-se as perguntas:

  • Qual é o item?
  • O que desempenha o item?
  • Quanto custa o item?
  • De que outra forma pode ser desempenhada a função?
  • A que custo?
Função:
Característica de desempenho a ser possuída por um item ou serviço, para funcionar ou vender.
Valor:
Aristóteles descreveu, há mais de 2.000 anos, sete classes de valor (Econômico, Político, Social, Estético, Ético, Religioso e Judicial).

Os valores econômicos são de quatro tipos:

Valor de Custo –
Valor monetário para produzir ou obter um bem
Valor de Uso –
Valor monetário das qualidades que possibilitam o desempenho de uso
Valor de Estima –
Valor monetário das propriedades que tornam desejável a sua posse
Valor de Troca –
Valor monetário que possibilitam a troca por outra coisa

Valor real de um produto, processo ou sistema, é o grau de aceitabilidade de um produto pelo cliente e, portanto, é o índice final do valor econômico.

Componentes básicos da metodologia:

  1. abordagem funcional;
  2. uso da criatividade;
  3. esforço multidisciplinar;
  4. reconhecimento e contorno de bloqueios.
Na abordagem funcional, a função deve ser definida por um verbo e um substantivo o mais genérico possível.

As funções podem ser classificadas em:
  • Básica e secundária;
  • Necessária e desnecessária;
  • Uso e estima.
FUNÇÃO DE USO:
Definida por um verbo e um substantivo mensurável
FUNÇÃO DE ESTIMA:
Definida por um verbo e um substantivo não mensurável

CSILLAG, João Mario. Análise do valor. São Paulo: Atlas, 1995.

 

COPYRIGHT © 2007 Processo Consultoria Ltda.
web design MARCOS CARLSON
PROCESSO Consultoria